NÃO É MENOR!
- Forum Nacional de Direito da Criança e do Adolescente

- 23 de set.
- 1 min de leitura

#REPOST @andi_direitos 🚨 NÃO É MENOR!
É criança, adolescente, menino, menina, garoto, garota, jovem.
O uso do termo “menor” para falar de crianças e adolescentes é errado, desrespeitoso e carrega uma história de estigmatização e criminalização da infância e da juventude. A palavra remete ao Código de Menores, legislação anterior ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tratava de pessoas com menos de 18 anos que estavam em situação de vulnerabilidade social ou em conflito com a lei. O ECA, ao contrário, estabelece que todas as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e cidadãos plenos.
Porém, a mídia, os espaços públicos e até mesmo as conversas do dia a dia seguem reforçando esse termo — e, com ele, preconceitos que desumanizam meninos e meninas.
A ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com o @coletivocolo, tendo ainda a colaboração de @abej_oficial, @abraji_, @fenajoficial, @jeducabrasil e @sbpjor, lança a campanha #NãoÉMenor com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o uso correto da linguagem, mobilizando profissionais da imprensa, comunicadores, formadores de opinião e a sociedade em geral. Nosso objetivo é contribuir para uma cobertura jornalística mais ética e responsável, que respeite os direitos da infância e da adolescência e ajude a transformar realidades.
📢 Este é um convite: junte-se a nós para divulgar, compartilhar e fortalecer essa campanha. Sua participação pode ajudar a transformar a forma como falamos e pensamos sobre crianças e adolescentes — e, com isso, impactar diretamente como eles são vistos e respeitados em nossa sociedade.
🗣 Palavras importam. Escolha bem. Respeite crianças e adolescentes. Vamos juntos mudar essa história!



Comentários