top of page
Buscar
  • Foto do escritorForum Nacional de Direito da Criança e do Adolescente

12 de Junho / Campanha pela erradicação do Trabalho Infantil


Fórum Nacional DCA adere à Campanha de 12 de junho, de histórica iniciativa do Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Abaixo, o texto de divulgação das redes do FNPETI. Compartilhem!

O trabalho infantil retira de crianças e adolescentes o direito de viver as fases próprias da infância, essenciais ao seu desenvolvimento integral, sadio e harmônico: frequentar a escola, estudar, brincar, viver em comunidade, descansar, sonhar...

É uma violação de direitos que afeta sobretudo crianças negras, pobres e periféricas e precisa ser combatida por todas e todos: Estado, famílias, sociedade civil, empresas, sindicatos profissionais e patronais.

O trabalho infantil não pode ser concebido como uma solução para a pobreza, tampouco como forma de prevenção de prática de atos infracionais ou de envolvimento com drogas. Existe o caminho do esporte, do lazer, da cultura, da educação integral e de qualidade, políticas públicas que aliadas a tantas outras, constituem direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes.

Às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica deve ser assegurada proteção social adequada, robusta e estruturada, para permitir o exercício do direito de ser criança dignamente.



Proteção social para acabar com o trabalho infantil!


31 visualizações0 comentário
bottom of page